Vamos falar sobre uma ótima maneira de prever ações futuras com base nos dados registrados no fluxo de caixa, voltado para quem quer planejar a movimentação financeira de uma empresa: o fluxo de caixa projetado.
Esse recurso é perfeito para administradores controlarem seus gastos diariamente e, então, identificar possíveis distorções entre os períodos de recebimento e pagamento de contas, visando um bom trabalho de planejamento. Se você não sabe do que se trata um fluxo de caixa projetado, pare de contar com a sorte!
Continue a leitura e entenda o que é, como montá-lo e como a Contta+ pode te ajudar.
Definindo fluxo de caixa projetado
Para entender o que é um fluxo de caixa projetado, é necessário compreender o que é “Fluxo de caixa”. É uma projeção mais eficaz para o controle financeiro de uma empresa e você saber mais clicando aqui.
Como o próprio nome sugere, o fluxo de caixa projetado será uma projeção de entradas e saídas financeiras da empresa durante um determinado período. Esses dados são importantes, pois permitem criar um histórico do que acontece dentro da empresa.
Com a projeção de um fluxo de caixa, é possível prever situações e agir antes que elas aconteçam, além de representar um artifício essencial para antecipar falhas ou situações de risco que tornem sua empresa vulnerável a imprevistos.
A curto prazo, o fluxo de caixa projetado tem como objetivo identificar quando a empresa tem dinheiro sobrando no caixa, e quando está faltando recursos, e essas informações podem ajudar você a escolher as melhores datas para pagar fornecedores e outros vencimentos, entre outras vantagens.
Pensando a longo prazo, essa projeção pode ajudá-lo a:
- analisar a liquidez do negócio;
- planejar as atividades financeiras da empresa;
- controlar a situação financeira da empresa;
- gerenciar o capital de giro de forma mais precisa.
Como aplicar o fluxo de caixa projetado
Conhecendo os conceitos, aplicar o fluxo de caixa projetado é simples! Em alguns passos, você já consegue se planejar:
- Primeiro passo: determinar o período de tempo no qual será projetado o fluxo de caixa. Assim, você sempre ficará preparado para o presente e para o que o seu futuro financeiro pode oferecer. Quando for se tornando rotina, faça projeções para períodos maiores: semestrais ou anuais.
- Segundo passo: listar as entradas e saídas que são recorrentes, tais como as contas de luz, água ou os pagamentos aos funcionários, é um passo importante. Não deixe de registrar nenhuma movimentação financeira.
Com os dados de todas as entradas e saídas recorrentes, é hora de fazer o mesmo com as entradas de dinheiro. Seja sincero com os prazos e condições de recebimento: costuma receber em parcelas, tem esquecido de lançar notas ou cobrar despesas de clientes? Considere também as falhas na sua projeção.
Aplicando o passo a passo, basta manter sua organização e atualizar sempre o que foi previsto e o que foi de fato realizado!
Como esse planejamento pode ajudar a minha empresa?
Se mesmo com todas as dicas, você ainda tem dificuldades em realizar o fluxo de caixa e o fluxo de caixa projetado, da sua empresa, pare de contar com a sorte!
Conheça a Contta+: com o nosso BPO Financeiro, podemos fazer o seu faturamento e realizar cobranças. Além disso, ajudamos com a gestão de pagamentos, a conciliação bancária diária e enviamos tudo isso pronto para sua contabilidade, através da nossa plataforma integrada, banindo de forma definitiva o envio de documentos físicos ao seu contador.
Quer saber mais?